Êxodo Rural x Consumo de sucos e refrigerantes

Obra de Bahram Babaie_IRÃ_Classificado no VI SALÃO DE HUMOR DE LIMEIRA


por MAURO FAGOTTI
Engenheiro Agrônomo

Comparando o consumo de sucos naturais, como já sabemos confirmado por médicos e nutricionistas, temos grandes vantagens quando comparados aos refrigerantes em teor vitamínico, além de outros inúmeros benefícios.
Do ponto de vista agronômico, relato que quando consumimos suco de frutas, estamos fazendo o papel de mantenedores e incentivadores dos produtores agrícolas que permanecem vivendo no campo, produzindo qualidade de vida para todos. Agindo assim estamos diminuindo sua migração para as cidades, fenômeno conhecido como Êxodo Rural, que nada mais é que a saída do camponês produtor para morar nas áreas urbanas.
O Êxodo Rural desenfreado (vale lembrar que a população urbana ultrapassou a população rural em fevereiro de 2009 como citamos mês passado) sempre provoca problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes para atender a todos, e muitos partem para o mercado de trabalho informal, deixando de contribuir com impostos, gerando déficit negativo direto para a manutenção das mesmas cidades. Passam a viver em habitações sem condições como, por exemplo, favelas e cortiços. Aumenta desorganizadamente em grandes proporções a população nos bairros da periferia das grandes cidades, onde clandestinamente encontram espaço para sua moradias precárias. São formados bairros carentes e sem infra-estrutura, sem o planejamento de hospitais e escolas, e a população destes locais acaba sofrendo com a falta do atendimento destes serviços básicos. Escolas com excesso de alunos por sala de aula prejudicam o ensino comprometendo o futuro cidadão, e hospitais superlotados não conseguem atender a grande demanda imprópria com o aumento dos residentes. Estas são apenas algumas das conseqüências deste fato.
Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo Êxodo Rural. Com a diminuição da população local, diminui paralelamente a arrecadação de impostos na produção agrícola, fundamental para abastecimento e vida nas cidades, e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.
Se perguntarmos aos produtores se eles preferem viver no campo ou na cidade, a maioria esmagadora não gosta nem de fazer as compras mensais em centros urbanos, e quando assim o fazem, não vêem a hora de voltar à paz, ao silêncio e tranqüilidade da zona rural.
Portanto, entre outros hábitos importantes para nossa própria saúde e a saúde de nossas cidades, vamos educar nossas crianças com o hábito saudável de tomar suco ao contrário de açúcar com gás, sem vitaminas (refrigerantes). Além de nosso benefício direto estaremos contribuindo com equilíbrio da sociedade, a manutenção dos alimentos e por conseqüência de nossas vidas, para que futuramente, ao contrário do que observamos nas últimas décadas, todos possamos viver melhor e com muito mais saúde.