E.E. Brasil 75 ANOS

por VERA CAVINATO
Coordenadora dos Professores ds E. E. Brasil

Que imagem bonita tem a Escola Brasil! Além da localização privilegiada, do prédio belíssimo que mostra que, um dia, alguém se preocupou com que a educação, além da qualidade, também fosse bonita e acolhedora, encontra-se aí uma vontade imensa de se fazer tudo bem feito em prol dos alunos e da comunidade.
É uma escola que acolhe e não escolhe, inclui e não exclui, aceita e não rejeita. Desenvolve-se aí um trabalho insano no sentido de preparar as crianças e os adolescentes para encarar o mundo tal qual ele é.
Se existem problemas? Inúmeros! Diários! Recorrentes! Mas quem não os tem? Quem é que encara a vida de frente e não dá de cara com problemas, com conflitos? Só não os enxerga aquele que banalizou seu olhar, aquele que olha sem enxergar, aquele que deixou a rotina falar mais alto, aquele que não tem curiosidade pela vida, pelos outros, ou aquele que quer criar uma imagem irreal de si mesmo.
Ser professor e ser aluno, hoje, é tarefa das mais árduas porque se depara com um contingente de crianças, jovens e adultos despreparados. Todos querem respeito, todos querem afago, todos estão cansados de levar patada, professores e alunos. São todos iguais. Todos se frustram, para uns sempre existe um farsante.
A preocupação da Escola Brasil é justamente desfazer essa imagem. É um trabalho incessante para que haja uma lição a ser aprendida em cada sucesso e em cada fracasso. Se existem problemas a serem resolvidos, aí também se tenta construir um oásis de pequenas satisfações que são divididas entre todos trazendo paz àqueles que delas participam. Existe um desafio diário a se vencer: o de transformar o trabalho diário de todos em mais realizador. Não existe busca frenética aos louros, às glórias, mas existe a preocupação com o próximo mais próximo – o aluno, a família, a comunidade de onde esse aluno vem. Porque aí existe um lema: “Há sempre o que ver, há sempre o que se pode fazer. Ninguém pode passar indiferente.”
Se de um lado existem escolas perfeitas, de outro existem crédulos demais! A EE Brasil não é perfeita, mas é verdadeira, por isso sobrevive aos 75 anos de cabeça erguida, de consciência tranqüila de que dá o seu melhor a todos.
Parabéns a você, escola querida!