Espaço Jovem completa 7 meses e promove Campeonato de Videogame


O Secretário de Turismo e Eventos Domingos Furgione Filho: Trabalhando pelo social photo_Roberto Bonomi

por ANA PAULA OTTANI
Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos


Para centenas de jovens limeirenses que não possuem computador em casa, ele é o atual point da cidade. Inaugurado em junho de 2008 pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, o “Espaço Jovem” já contabiliza mais de 10 mil visitantes, na maioria adolescentes e jovens na faixa dos 20 anos.
A atração mais disputada é a Lan House com 10 computadores. Mas a Sala de Jogos com videogames e Sala de Vídeo têm tido bastante procura, principalmente nas férias. Há um tempo máximo para utilização dos equipamentos, de forma a permitir um rodízio entre os usuários. Para usufruir de todos os serviços gratuitos disponíveis, o interessado precisa fazer um cadastro para emissão de uma carteirinha com foto. Já foram confeccionadas cerca de 1.200 carteirinhas. “E para 2009 esperamos um número ainda mais expressivo”, diz o secretário de Turismo e Eventos, Domingos Furgione Filho.
Essa expectativa se justifica tanto pelas oficinas já realizadas como jazz, axé e capoeira, que foram um sucesso, quanto pelas novas atividades que virão. E já a partir da próxima semana, aproveitando as férias escolares, os jovens poderão se inscrever no campeonato de videogame, modalidade futebol, que irá premiar os cinco melhores competidores. Para participar, é necessário ter a carteirinha e, para menores de 12 anos, estar acompanhado do responsável. Os jogos serão às quartas e sextas, das 14 às 17h, com início dia 28 de janeiro, prosseguindo até a final, no dia 20 de fevereiro.
Segundo o secretário, outras novidades estão em estudo. “Já podemos adiantar que o Telecentro, uma parceria com o governo federal, está sendo implantando e terá início em breve”, completa. Serão oferecidos gratuitamente cursos básicos de informática a jovens e adolescentes.
O “Espaço Jovem” está localizado na Av. Antonio Ometto, 1010, Vila Cláudia. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 17h. O telefone para informações é o 3444-7946 e o e-mail espacojovem@limeira.sp.gov.br.
Inauguração do Telecentro

Limeira receberá este mês mais uma opção de acesso gratuito a internet. É o Telecentro, projeto desenvolvido pelo governo federal, através do Ministério das Comunicações, que consiste em um espaço público provido de computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.
O local escolhido para acolher o projeto é o Espaço Jovem, administrado pela Prefeitura de Limeira, através da Secretaria de Turismo e Eventos. A inauguração acontece no próximo dia 17 de março, às 10h30. Segundo o secretário de Turismo e Eventos, Domingos Furgione Filho, o Telecentro oferecerá 10 computadores, além de impressora, câmera de monitoramento remoto e projetor multimídia. “Juntando ao que o Espaço Jovem já oferece em termos de acesso a internet, certamente ampliaremos as possibilidades digitais para a população de Limeira”, diz.
O projeto Telecentro já é realidade em outros municípios brasileiros. São diversas atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da inclusão digital, como curso de informática básica, curso de navegação na internet, realização de oficinas de capacitação, realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento, oficinas de alfabetização digital, entre outras.
As inscrições para as oficinas de informática básica, navegação na internet e de alfabetização digital serão abertas já no dia da inauguração, com turmas pela manhã, tarde e noite, contemplando o público infantil, adulto e terceira idade. Para se inscrever, o interessado deve apresentar xérox dos seguintes documentos: comprovante de renda familiar, Certidão de Nascimento ou RG, comprovante de residência e CPF, além de 1 foto 3x4 colorida. Menores de 12 anos somente acompanhados do responsável legal.
O Espaço Jovem, local de instalação do Telecentro, está localizado na Avenida Antonio Ometto, 1010, Vila Cláudia.
Maiores informações:
(19) 3495-1350
turismoeeventos@itelefonica.com.br