A ARANHA E A CIÊNCIA



Outro dia fotografei esta aranha em seu lar. A princípio sua morada parece frágil e delicada, exposta ao vento e a chuva entre outras intempéries, mas sua fibra tem a dureza do aço e a flexibilidade do algodão como já foi comprovado cientificamente. “Cientificamente” não é prova de muita coisa, pois apesar de uma informação, que foi obtida com sacrifícios tremendos de milhares de aranhas, “pelo bem da ciência”, traz mais destruição por apenas meias informações, sempre. Não nos dá a resposta de como e quem fez a aranha assim, com todas as suas habilidades. Esta é minha força de entender que as coisas muito fortes não têm uma explicação, mas estão aí, bem diante dos nossos olhos, e isto me basta. Crer na força do Criador e toda sua complexidade me fazem continuar tecendo o que é muito importante para mim, sutil e marcante como a teia da aranha. Atrás de sua aparente fragilidade, ela sempre estará protegida pela Força Maior. Mesmo que desfeita por qualquer motivo, ela tem o poder infinito de sempre fazer uma nova estrutura. Assim sigo com este maravilhoso exemplo da vida e do fazer para mim e para todos que queiram uma morada sempre segura

por Roberto Bonomi